arte Ou imagem vetorizada
Explicando de um jeito simples, vetorizar é uma forma de transformar os pixels de uma imagem em curvas, linhas e pontos, com a possibilidade de modificar seus elementos separadamente (editar, rotacionar, mover, recolorir, entre outras mudanças).
Assim, é válido dizer que uma imagem vetorizada é diferente de outra em formato .PNG ou .JPEG, por exemplo, pelo fato de ela se manter bem fiel à qualidade da sua resolução no momento em que for ampliada.
As imagens .PNG ou .JPEG, por outro lado, costumam perder a qualidade quando são ampliadas, mostrando seus pixels.
Para dar um exemplo prático, se a gente tenta imprimir um banner de 3 metros com .JPG, que tenha medidas 500px por 500px, com certeza, essa imagem terá sua qualidade comprometida.
No entanto, se utilizarmos uma imagem vetorizada neste mesmo banner, ela terá sua qualidade completamente preservada.
Trabalhando com imagens vetorizadas
As imagens vetorizadas são criadas e modificadas em programas de design gráfico como o Corel Draw, Adobe Illustrator , Photoshop e Inkscape (totalmente gratuito e com código aberto). As figuras podem ser salvas em formatos como CDR, AI, SVG e EPS.
É possível criar uma figura vetorial do zero, desenhando polígonos, linhas, escolhendo cores para preencher a imagem, acrescentando textos ou transformando uma figura bitmap em vetor. Existem duas maneiras comuns para isso:
-
é possível abrir o arquivo bitmap em um dos programas para editar os vetores, de forma a “desenhar” por cima dessa imagem as formas e linhas da figura vetorial, como se criasse uma “cola” da imagem original, mas em vetor;
-
também é possível usar ferramentas automatizadas de vetorização desses programas, que fazem uma espécie de aproximação da imagem original e, assim, outra figura é produzida.
Qualquer um desses dois processos produzirá uma imagem em vetor que você pode editar quando quiser ou precisar, modificando suas formas, deixando suas linhas de contorno suaves ou acentuadas, bem como alterando cores ou eliminando alguns elementos.