top of page
nylon01.jpg
telas em branco01.jpg

Nylon ou Poliéster

Silk Screen.png

O polyester escolhido para gravação de uma matriz serigráfica, deverá ser escolhido levando em conta a definição de cada desenho e também o efeito esperado.

 

O polyester para silk screen ou nylon para serigrafia pode chegar desde 10 fios até 200 fios, quanto maior o numero de fio escolhido menor será a passagem de tinta.

Existe um fio ideal para quem deseja fazer esticagem de matriz para estamparia, e fio ideal para quem deseja trabalhar com a tinta a base de solvente.

Quanto menor for o número de fio, maior será a passagem de tinta, isso implicará em cobertura da tinta.

Para a correta escolha do poliéster para esticagem, o ideal é verificar a arte final que se irá imprimir, ver também o tipo de tinta que utilizará e ainda o material a ser impresso.

Para a impressão em tecido os poliésters mais utilizados são os de 44 a 70 fios, já para impressão com tinta base de solvente ou tinta uv, os mais utilizados são os polyesters de 100 até 180 fios.

Falando ainda em tecido (confecção) o tecido de 44 fios é usado para outros tipos de tinta, como a tinta puff, a plastisol relevo, ou mesmo a cola para aplicação de foil ou flocagem. Por ser um tecido com a trama mais aberta, a passagem e concentração de tinta é maior, permitindo assim esses efeitos expansivos ou mesmo o uso de cola no tecido.

O tipo de tinta que será utilizado também é levado em consideração na escolha do tamanho da trama do seu tecido.

Tintas à base de solvente, como a tinta vinílica ou epóxi, que tem o processo de secagem mais demorada que a tinta à base de água e por serem mais líquidas e não tão grossas, podemos usar um tecido mais fechado, com o vão da trama menor, como os tecidos de 120 ou 150 fios. Isso ajuda também na definição melhor do desenho na impressão.

Material a ser impresso – Quantidade de fios por cm em nylon ou poliéster


– Fios 32 a 44: Ideais para tecidos felpudos e atoalhados.

– Fios 50 a 77: Ideais para tecidos lisos e não muito finos, como brim, as malhas e algodão e desenhos chapados.

– Fios 90 a 100: Ideais para retículas de até 12 pontos e desenhos detalhados, tecidos lisos de qualquer espessura.

– Fios 120: Ideais para papel, papelão, vidro, materiais impermeáveis, madeira, couro, plásticos e tecidos finos como a seda.

– Fios 150 a 180: Ideais para retículas finas, desenhos detalhados e semitons.

lineatura-tecido-para-serigrafia1.jpg
LOGO PNG.png
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page